quarta-feira, novembro 18, 2009

Três anos depois, Rogério está de volta à escola e quer mais

Num dos corredores da Escola Secundária do Marquês de Pombal, em Lisboa, ninguém levanta o braço quando Isabel Alçada pergunta: "Quem tem prazer em estudar?" A ministra lançou a questão já depois de ter contado como se passou com ela: "Comecei por ver o que tinha de estudar para conseguir o melhor resultado. E, conforme fui obtendo resultados, ganhei o gosto".
Gonçalo Mesquita e Mauro Semedo fazem parte deste grupo e já disseram à ministra que não vêem qual é o problema em conseguir boas notas sem antes ter estudado nada. "Posso estar com atenção nas aulas", contrapõe Gonçalo. Estão a repetir o 7.º ano pela segunda vez. São da mesma turma e, por enquanto, são os melhores amigos. Têm também uma ambição comum, ambos querem ser futebolistas. E se não conseguirem? Gonçalo não encontrou ainda alternativas, já Mauro sim: "Se Deus quiser, serei cozinheiro".
Rogério Ligeiro chegou depois e está nervoso. Quer falar com a ministra da Educação. Mas Isabel Alçada passa-lhe mesmo ao lado e ele falha aoportunidade. "É esta", insistem alguns dos colegas a quem ele, pouco antes, explicara quais são os livros de que a ministra é autora. "São aqueles como os Cinco". Os outros não sabem. Ele diz que os leu a todos.
Não era sobre isso, contudo, que queria falar com a ministra, mas sim das condições em que se estuda, em que ele estuda. Podiam ser melhores, diz, mas para Rogério o que conta mesmo é este regresso à escola, três anos depois de ter abandonado os estudos. "A minha mãe teve um AVC e eu tive que ir ajudar. Somos só nós os dois". Agora tem 18 anos e está no 8.º ano, a frequentar um dos cursos de Educação e Formação, criados para jovens com mais de 15 anos e que não concluíram a escolaridade obrigatória.
É um dos exemplos da "diversifi-cação" de ofertas educativas, que Alçada apontou como sendo fundamental para garantir que sejam cada vez mais os que regressam ao ensino. "É preciso apresentar um percurso que seja exequível e que tenha um significado efectivo para a vida profissional e pessoal de cada um", defendeu durante a visita à Marquês de Pombal, que ontem celebrou 125 anos de existência.
Nesta antiga escola industrial, a oferta de cursos profissionais é predominante. Rogério escolheu Desenho Assistido por Computador e já tem uma meta: entrar na Faculdade de Arquitectura. "Se depender de força de vontade, vou conseguir."

Sem comentários:

Dream On - “Um musical numa viagem ao Sonho” subiu ao palco no Casino Estoril

  O 10º aniversário, da Associação Palco da Tua Arte, foi assinalado com um espectáculo cujo o título foi Dream On – “Um musical...