quarta-feira, outubro 22, 2008

Bairro de Lisboa com Net livre durante um mês



Tecnologia. Campo de Ourique tem 300 locais de acesso 'wireless'
Quem passar por Campo de Ourique, em Lisboa, e tiver um portátil poderá aceder à Internet de forma gratuita, pelo menos durante um mês. É que a Zon Multimédia (proprietária da TV Cabo) lançou um projecto no bairro no âmbito da Zon@Fon, uma comunidade wireless, criando 300 hotspots, locais de acesso à Internet sem fios.
Para que as pessoas possam navegar gratuitamente, a empresa disponibiliza "largos milhares de passes de acesso". Ou seja, "durante o próximo mês, quem quiser navegar em Campo de Ourique pode fazê-lo gratuitamente", explicou ao DN Nuno Sanches, director de produto Internet da Zon.
Esta rede é constituída pela própria comunidade, e quem quiser usufruir de Internet sem fios a custo zero, em qualquer sítio do mundo onde exista um hotspot, tem de ser cliente da Zon (Internet residencial) e adquirir um router, que actualmente custa 39,90 euros. Este equipamento cria um novo hotspot e permite multiplicar a cobertura da rede. "É um serviço de partilha, pois cada pessoa que utiliza a rede aumenta-a", salienta o responsável.
Actualmente, existem em Portugal três mil hotspots da Zon@Fon, já que a empresa fez este ano uma parceria com a Fon, comunidade mundial de Internet sem fios. O objectivo da Zon Multimédia é atingir os "100 mil hotspots em três anos", afirma Nuno Sanches.
Campo de Ourique foi o primeiro local escolhido para a promoção da rede pois "é um dos bairros com mais identidade em Lisboa", além de ser um local com "grande movimento", o ideal para testar a rede, salienta o responsável da Zon. A empresa está já a estudar outros locais, em Portugal, onde irá desenvolver projectos similares para dar a conhecer a rede e criar mais hotspots. "Têm de ser áreas com turistas, pessoas que trabalhem com portáteis ou estudantes", diz Nuno Sanches. "A próxima será provavelmente fora de Lisboa", adianta.

Sem comentários:

Dream On - “Um musical numa viagem ao Sonho” subiu ao palco no Casino Estoril

  O 10º aniversário, da Associação Palco da Tua Arte, foi assinalado com um espectáculo cujo o título foi Dream On – “Um musical...