domingo, outubro 26, 2008

Encantados pelos cavalos



Espectáculo imponente e de beleza infinita alia arte equestre, multimédia, dança e música

A enorme tenda branca não passa despercebida. E com cartazes um pouco por toda a parte, a gigantesca produção de “Cavalia” conquistou o público logo nos primeiros dias em que se instalou no Passeio Marítimo de Algés. Com uma procura enorme pelos bilhetes, ainda antes da estreia, a produção anunciou uma semana extra de espectáculos, mas viu-se forçada a permanecer em solo português ainda mais um semana, permanecendo em Algés, até ao próximo domingo, dia 26 de Outubro.
Muito elegante, o espectáculo nada tem a ver com alguma produção anteriormente apresentada em terras lusas, apesar de ter cavalos como protagonistas e de grande parte dos animais apresentados serem Lusitanos, uma das raças mais antigas do mundo e originária de Portugal. Isso fez com que Normand Latourelle, presidente e director artístico da Cavalia, ansiasse desde o início trazer o projecto até cá. “Estamos muito orgulhosos não só porque finalmente estamos em Portugal, mas porque conseguimos vender 15 mil bilhetes antes de estrear, o que é impressionante, visto este não ser um espectáculo conhecido em Portugal”.
Ao longo de duas horas e meia (com intervalo), o público é convidado a entrar num conto de fadas, onde os efeitos de luz e projecções multimédia dividem as atenções, obrigatoriamente, centradas nos cavalos.
Com um cenário que vai mudando, consoante o tema do quadro a apresentar, todo o espectáculo é acompanhado de música ao vivo e por vezes é possível vislumbrar os músicos por detrás do pano, propositadamente, para nos fazer lembrar que tudo é ilusão e encantamento. Os actores são amazonas, ginastas, acrobatas e bailarinos e não se pense que às mulheres cabem os papéis mais singelos. Tal como índios e cowboys, ali também encontramos homens e mulheres a cavalgar a grande velocidade (os cavalos chegam a atingir os 60 quilómetros por hora em palco), presos só por um pé no cavalo, a rodopiar, a apanhar lenços do chão e a interagir com o público.
Porque há quadros que acompanham a mudança das estações do ano, nesta megaprodução podemos contar com chuva, só no palco, neve, que chega a sarapintar os lugares da frente, ou folhas que as árvores despem no Outono e esvoaçam entre o palco e a plateia.
A cumplicidade entre animais e artistas salta à vista, sobretudo nos quadros de Frédéric Pignon, co-director equestre que sem gritos nem palmadas ou chicotadas, consegue fazer com que os animais se deitem no chão, levantem a pata em frente da plateia em forma de agradecimento ou que até beijem este verdadeiro “encantador de cavalos”.
Se o espectáculo começa de forma muito serena e calma, como se estivéssemos a entrar num sonho perfeito, depressa muda o ritmo e os passos de autêntico bailado entre actor e cavalo dão lugar a grandes cavalgadas, como se estivéssemos perante um Western.
Visto e apreciado por todo o mundo, com mais de dois milhões de espectadores, o "Cavalia" também já conquistou ao longo da sua itinerância mundial nomes bem conhecidos. Os músicos Ben Harper e Rod Stewart, bem como os actores Adam Sandler, Michelle Pfeifer, Nicolas Cage e Richard Gere, por exemplo, são algumas das celebridades que contam da lista de assistentes de honra desta produção canadiana.
De grandes dimensões, a tenda tem capacidade para mais de duas mil pessoas em cada sessão e tem uma acústica formidável. Bilhetes a partir dos 30 euros, com descontos para menores de 12 anos e público sénior.

Sem comentários:

Dream On - “Um musical numa viagem ao Sonho” subiu ao palco no Casino Estoril

  O 10º aniversário, da Associação Palco da Tua Arte, foi assinalado com um espectáculo cujo o título foi Dream On – “Um musical...