quarta-feira, outubro 29, 2008

Vendaval arrasta andaimes e árvores



Intempérie: Portugal esteve ontem em alerta amarelo

Portugal foi ontem varrido de norte a sul com ventos fortes, que chegaram a atingir velocidades de 90 quilómetros por hora e queda de neve nas Terras Altas. O resultado deste vendaval: árvores arrancadas do chão, queda de andaimes, chapas e painéis de publicidade a voar e vidros partidos. O telhado de uma escola em Mem Martins, concelho de Sintra, ficou destruído.
A situação mais grave terá acontecido em Setúbal, durante a manhã, quando uma estrutura de andaimes caiu sobre dez viaturas, provocando um ferido grave. O bombeiro, condutor de uma viatura da corporação de Palmela, sofreu um traumatismo craniano e fracturou uma perna.
Em Lisboa, os Bombeiros Sapadores não tiveram mãos a medir, registando 122 pedidos de auxílio até ao final da tarde de ontem, dos quais 36 foram relativos a quedas de árvores e 45 relacionados com vidros partidos, chapas e antenas arrancadas de edifícios. Os restantes foram situações normais do dia-a-dia dos Sapadores, como a retirada de pessoas fechadas em elevadores e inundações. No Parque das Nações, porém, foi necessário recorrer a uma grua para retirar uma árvore que danificou duas viaturas. Chapas da cobertura do hipermercado Feira Nova, na Bela Vista, foram arrancadas, provocando apenas danos materiais.
A Escola Básica 1, nº 2, de Mem Martins, em Sintra, viu o telhado ser arrancado com a força do vento. A situação, de acordo com o conselho executivo da escola-sede de agrupamento, não provocou qualquer vítima.
Nos distritos de Leiria e Santarém, o vento forte derrubou árvores, andaimes e placardes de publicidade. De acordo com o Centro Distrital de Operações de Socorro de Leiria, o caso mais complicado registou--se na Marinha Grande, onde a força do vento destruiu o telhado de uma estufa e o projectou a dezenas de metros de distância. Em Santarém, ocorreram casos de queda de árvores que não provocaram vítimas nem danos materiais. A mesma situação verificou-se no Alentejo.
O Instituto de Meteorologia colocou ontem Portugal Continental sob alerta amarelo, situação que se mantém hoje em 12 distritos, registando-se uma descida da temperatura mínima.

NEVE E MUITO FRIO NA SERRA DA ESTRELA

O maciço central da Serra da Estrela está coberto com um manto branco, resultado da neve que ontem caiu pela primeira vez neste Outono e que atirou os ponteiros dos termómetros para os cinco graus negativos. O pelotão de Montanha da GNR, sediada na Torre, reforçou o efectivo e a segurança na zona.
A neve atraiu a curiosidade de centenas de turistas, que se deslocaram à Torre, onde as estradas estiveram sempre transitáveis. Um grupo de estudantes da Covilhã fez uma visita de estudo à Serra da Estrela e juntou o útil ao agradável, brincando com a neve.
De acordo com um elemento do centro de Limpeza de Neve, a neve caiu com pouca intensidade entre as 07h00 e as 11h00. 'Deu para pintar de branco a zona da Torre, mas as estradas estiveram sempre transitáveis', adiantou o funcionário.
As previsões apontam para mais queda de neve a partir de hoje à noite e até sexta-feira. Sendo assim, prevê-se para o próximo fim-de--semana a primeira enchente de turistas na Serra da Estrela, o que provocará o ‘aquecimento’ do comércio local. Segundo apurou ontem o CM, o número de reservas nas unidades hoteleiras da região está, este ano 'abaixo do normal'.

DISCURSO DIRECTO

'NÃO VAI FALTAR NADA AO BOMBEIRO', Octávio Machado, Pres. dos Bombeiros de Palmela

Correio da Manhã – Como está o bombeiro ferido?

Octávio Machado – Ele é da nossa corporação e conduzia a viatura. Está internado no Hospital de Setúbal, sob observação. Além do traumatismo craniano, tem fractura da tíbia e do perónio. Vamos honrar o compromisso de que não faltará nada a esse bombeiro.

– Esteve no local?

– Fui para lá assim que soube do acidente com o nosso bombeiro. Encontrei uma estrutura de andaimes em cima de dez viaturas. A pessoa que transportámos apanhou um valente susto. Além do nosso carro, estava lá um dos bombeiros do Pinhal Novo e os restantes seriam de particulares.

– O que terá acontecido?

– Não posso dizer. A inspecção estava lá, por isso vamos deixá-la fazer as diligências necessárias para encontrar a causa.

– Foi o vento?

– Estou revoltado com as declarações do comandante dos Sapadores de Setúbal. Não pode atribuir a responsabilidade ao vento. Há que deixar os inspectores trabalhar e tirar as suas próprias conclusões.

SEGURANÇA

CONSELHOS ÚTEIS

Quem se deslocar à Serra da Estrela deve ir munido de correntes de neve, bem agasalhado e com água e outros mantimentos para a eventualidade de ficar bloqueado na estrada.

EQUIPE DA MONTANHA

O Pelotão de Montanha da GNR da Torre está vocacionado para o apoio e resgate de pessoas e bens. É constituído por equipas com cinco homens e dispõe de veículo todo-o-terreno.

BOMBEIROS

O plano de emergência da Serra da Estrela integra seis corporações de bombeiros do distrito da Guarda e uma de Castelo Branco (Covilhã).

NOTAS

SETÚBAL: DEZ CARROS DESTRUÍDOS

A queda de um andaime na Travessa dos Trabalhadores do Mar provocou danos em dez viaturas, entre as quais duas ambulâncias. Uma dos Bombeiros de Palmela e outra do Pinhal Novo

LISBOA: ÁRVORE CAI NO AREEIRO

Na praça Pasteur, junto ao Areeiro, em Lisboa, uma viatura ficou destruída na sequência da queda de uma árvore arrancada pelas raízes

VOO: LISBOA-FUNCHAL CANCELADO

O voo da easyJet para o Funchal, com partida marcada para as 07h35, foi ontem cancelado por questões meteorológicas adversas, informou fonte da companhia aérea

PLACAS VOARAM DE PRÉDIO EM ALMADA

O vento forte que se abateu ontem também provocou estragos no concelho de Almada. Várias placas de impermeabilização voaram de um prédio na rua da Cruz Vermelha, Laranjeiro. O incidente verificou-se por volta da hora de almoço e não provocou feridos, sendo que um pneu furado e um farolim partido de um veículo foram os únicos estragos.

Sem comentários:

Dream On - “Um musical numa viagem ao Sonho” subiu ao palco no Casino Estoril

  O 10º aniversário, da Associação Palco da Tua Arte, foi assinalado com um espectáculo cujo o título foi Dream On – “Um musical...