sábado, outubro 25, 2008

Sociedade de Carcavelos comemora 107 anos



A Sociedade Recreativa Musical de Carcavelos (SRMC) comemorou o seu 107.º aniversário, no passado dia 13 de Outubro, e celebrou a efeméride com uma semana cheia de festejos, que culminaram com a actuação do coral infantil de Carcavelos e um concerto da banda da colectividade, no Jardim Júlio Moreira, no passado domingo.
O encerramento das festividades coincidiu com as comemorações do Dia da Freguesia, o que foi razão mais do que suficiente para várias centenas de pessoas rumarem àquele espaço verde para ouvir as crianças de Carcavelos cantarem e a banda tocar e dar o mote para o inicio da procissão em honra da padroeira da freguesia, Nossa Senhora dos Remédios, representada por uma imagem do Século XVIII.
Com 107 anos, e apesar das dificuldades orçamentais e limitações de espaço, a SRMC continua bem viva e com um peso muito grande na vida cultural de Carcavelos, garante Odete Morgado, presidente da direcção da colectividade, para quem “107 anos representam um grande esforço e dedicação das pessoas que trabalham connosco voluntariamente”.
A responsável da colectividade aguarda “para breve” melhores condições de trabalho: “Pensamos que este ano a sede será remodelada e ficará com mais espaço”. A Câmara de Cascais já disponibilizou um terreno nas traseiras das instalações da sociedade e atribuiu um subsídio de cerca de 25 mil euros para a realização das obras.
Os festejos incluíram também um jantar com sócios e músicos uma manhã de literatura infantil com a presença da escritora Teresa Maria Gonzalez, um ensaio didáctico da banda, um concerto coral sénior, uma noite musical com a actuação do grupo de dança “Hip Pop Cent” e da escola de música da colectividade.
As comemorações foram acompanhadas pela presidente da Junta de Freguesia de Carcavelos, Zilda Silva, que elogiou o trabalho da colectividade, no âmbito da aprendizagem da música, dança e teatro pelos jovens.
Em dia de festa, Zilda Silva reconheceu que “ainda há muito para fazer em Carcavelos”, mas advertiu que “quando paramos e deixamos de fazer coisas, deixamos de sonhar. Este fim-de-semana e estas celebrações foram momentos altos e muito felizes,que deixam qualquer autarca com vontade de trabalhar ainda mais”. Zilda Silva apontou como prioridade na freguesia “a continuação da requalificação dos espaços públicos” e deu como exemplos “os projectos feitos para os bairros de São João e dos Checlos. Finalizámos os projectos, estamos em fase de concursos. Esperamos quatro meses para ver obras”. Também a requalificação do mercado de Carcavelos está para breve, referiu a autarca.

Sem comentários:

Dream On - “Um musical numa viagem ao Sonho” subiu ao palco no Casino Estoril

  O 10º aniversário, da Associação Palco da Tua Arte, foi assinalado com um espectáculo cujo o título foi Dream On – “Um musical...