domingo, outubro 12, 2008

Duas horas de beleza a cavalo



Espectáculo: No passeio marítimo de Algés até 19 de Outubro

Do Canadá para Algés, ‘Cavalia’, uma criação de Normand Latourelle, apresenta-se como uma ode à beleza, fantasia e harmonia. De facto, o espectáculo de dança, música, acrobacia e efeitos visuais (com uma deliberada "pincelada" de Cirque du Soleil), que estreou anteontem em Portugal, surge como um proposta algo diferente dos outros eventos deste género, apostando menos em peripécias equinas e mais num conjunto de premissas artísticas e tecnológicas.
Trata-se de um conceito paralelo ao do ‘novo circo’ – embora esse recuse a presença de animais domados – protagonizado por 30 cavaleiros, bailarinos e acrobatas, uma cantora e seis músicos, que parte da imagem do cavalo a correr em liberdade pelo proscénio. Em linhas ou círculos, os belíssimos animais cavalgam sozinhos ou montados, enquanto bailarinos dançam dentro de água ou no solo e acrobatas voam em trampolins e trapézios elásticos ou em cima de bolas e barras flexíveis. O espectáculo arranca com imagens do parto de uma égua, mostradas num ecrã gigante, que, ao longo de cerca de duas horas, se vão desenvolvendo numa sequência de belas projecções, criando um clima de poesia e de encantamento.
Do ponto de vista estético, ‘Cavalia’ faz as delícias dos amantes (ou não) da raça equídea, recorrendo a uma vertente algo cinematográfica.
Está previsto que o espectáculo permaneça no Passeio Marítimo de Algés, num conjunto de belas tendas brancas que se elevam na Marginal, até 19 de Outubro, todas as noites pelas 21h00.

DETALHES

NENHUMA ÉGUA

Entre os 63 cavalos que participam no espectáculo que veio pela primeira vez a Portugal, 33 são garanhões e 30 castrados. Não existe qualquer égua.

CAVALOS LUSITANOS

Uma média anual de 17 500 fardos de feno permite alimentar os animais do elenco, incluindo 19 cavalos de raça lusitana oriundos de coudelarias do sul de França.

ORlGEM CANADIANA

Tal como o Cirque du Soleil, o espectáculo que pode ser visto até 19 de Outubro no Passeio Marítimo de Algés teve origem na província canadiana do Quebeque.

ELENCO INTERNACIONAL

A maioria dos artistas fala francês, já que, além de canadianos, encontram-se no elenco muitos franceses e ainda alguns marroquinos. Mas também há belgas, norte-americanos, russos, polacos, australianos, mexicanos e um cavaleiro do Quirguistão.

Sem comentários:

Dream On - “Um musical numa viagem ao Sonho” subiu ao palco no Casino Estoril

  O 10º aniversário, da Associação Palco da Tua Arte, foi assinalado com um espectáculo cujo o título foi Dream On – “Um musical...