sábado, outubro 25, 2008

ERC recebe mais de 80 queixas



SIC - ‘Gato Fedorento – Zé Carlos’ ofende católicos


Ontem ao fim do dia, a Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) já tinha recebido, através do seu site, cerca de 87 queixas relativas ao sketch ‘Louvado Sejas, ó Magalhães’, exibido no passado domingo em ‘Gato Fedorento - Zé Carlos’, da SIC.
"De longe, este é o programa que mais protestos recebeu", confirmou ao CM Nuno Pinheiro Torres, director executivo da ERC, acrescentando que as queixas foram apresentadas por cidadãos que se sentiram ofendidos com a paródia religiosa feita no programa, onde, durante uma missa, o computador ‘Magalhães’ ocupa o lugar da cruz de Cristo e é apresentado como um símbolo de culto. A brincadeira ofendeu católicos e a ERC pediu à SIC para se pronunciar.
Entretanto, a Direcção de Programas da estação fez saber que só ontem de manhã recebeu "uma missiva da ERC [registada e com aviso de recepção] relativa ao programa ‘Zé Carlos’", e que vai "analisar dentro dos prazos solicitados pela ERC o conteúdo do documento e só após essa análise cuidada se poderá pronunciar".
Nuno Artur Silva, das Produções Fictícias, disse ao CM que "os protestos são uma constante nos trabalhos que temos vindo a fazer. Se desrespeitámos a lei sofreremos as consequências. Ainda bem que os católicos são pacíficos. Se fossem adeptos do futebol era pior..."

PORMENORES

OUTROS PROTESTOS

‘O Momento da Verdade’ (SIC), ‘Morangos Com Açúcar’ (TVI) e ‘Os Contemporâneos’ (RTP 1) são outros dos programas que já foram alvo de queixas.

SKETCHES POLÉMICOS

Em Maio de 2006, a ERC recebeu uma queixa contra a RTP relativa ao sketch ‘Velhos’. Os Gato voltaram a ser alvo de protestos em Fevereiro de 2007, desta vez por parte da SIC, que alertou para o horário em que foram exibidas as cenas ousadas na paródia ‘O Crime do Padre Amaro, do Padre Zé, do Padre Aníbal..." em ‘Diz que é uma Espécie de Magazine".

Sem comentários:

Dream On - “Um musical numa viagem ao Sonho” subiu ao palco no Casino Estoril

  O 10º aniversário, da Associação Palco da Tua Arte, foi assinalado com um espectáculo cujo o título foi Dream On – “Um musical...