segunda-feira, junho 28, 2010

Canais das ilhas “marginalizados”



Serviço público: Comprometido nas regiões autónomas

O Conselho de Opinião (CO) da RTP alerta para o "desinvestimento na rádio e na televisão regionais", que nas últimas semanas tem vindo a ser debatido pelos grupos parlamentares dos Açores. Uma delegação do órgão representativo da sociedade civil desloca-se esta segunda-feira a Ponta Delgada para analisar a situação.


"Há um claro desinvestimento a todos os níveis. Enquanto em Lisboa se adquire tecnologia de ponta, os equipamentos das regiões autónomas continuam os mesmos de há anos", diz ao CM Manuel Coelho da Silva.
Para o presidente do Conselho de Opinião da estação pública, "os canais das ilhas são marginalizados". E questiona: "por que razão a RTP África e a RTP Internacional estão no cabo e a RTP Açores e a RTP Madeira não?". Coelho da Silva diz ainda que "os diversos grupos parlamentares dos Açores estão sensíveis à situação, que merece uma reflexão e uma resposta adequada por parte da administração da RTP".
O CDS regional avisou que "a RTP Açores necessita de meios humanos e técnicos para oferecer um serviço público plural". Opinião partilhada pelos restantes partidos, que defendem "mais autonomia financeira e administrativa". O presidente do CO corrobora e acrescenta que "não é justo, por exemplo, que o director da RTP Açores tenha de pedir autorização a Lisboa para ir a uma das ilhas".
Ricardo Rodrigues e dois outros deputados do PS-Açores na Assembleia da República visitaram as instalações da TV regional e concluíram que são inadequadas para o exercício da função, exigindo respostas à administração da RTP.

Sem comentários:

Dream On - “Um musical numa viagem ao Sonho” subiu ao palco no Casino Estoril

  O 10º aniversário, da Associação Palco da Tua Arte, foi assinalado com um espectáculo cujo o título foi Dream On – “Um musical...