quarta-feira, junho 23, 2010

Portagens nas SCUT do Norte rendem 120 e 150 milhões de euros por ano



SCUT Norte Litoral, Grande Porto e Costa de Prata permitirão um encaixe financeiro, este ano, entre 60 a 75 milhões.
As contas são do secretário de Estado das Obras Públicas e Comunicações, Paulo Campos, que no início do mês adiantou que o Estado prevê arrecadar uma receita entre 120 e 150 milhões de euros por ano com a introdução de portagens nestas três SCUT.
"As estradas sem custos para o utilizador custam neste momento ao Estado cerca de 600 a 700 milhões de euros por ano", disse, ontem, o ministro das Obras Públicas, António Mendonça.
Tendo em conta que as portagens nas actuais SCUT A29, A28, A41 e A42 só começarão a ser cobradas em Julho e segundo as estimativas do Governo, este ano deverão entrar nos cofres do Estado entre 60 a 75 milhões de euros.
O Governo fixou em oito cêntimos por quilómetro o valor de referência a cobrar nas autoestradas sem custos para o utilizador (SCUT) do Norte Litoral, Grande Porto e Costa de Prata, preço igual às autoestradas já com portagem.
A partir do próximo dia 1 de Julho, circular nos troços com portagem da Norte Litoral vai custar 4,05 euros, na Grande Porto 4,15 euros e na Costa de Prata 6,50 euros.
Em 2009, o tráfego médio diário anual nas três SCUT em que o Governo pretende introduzir portagens aumentou em comparação com o ano anterior, segundo dados da Estradas de Portugal.
Pela SCUT Costa de Prata passaram no ano passado, em média, 43112 automóveis, um aumento de cinco por cento em relação a 2008.
Na SCUT Grande Porto circularam, em média, 40424 veículos, mais 2563 (6,8%) do que em 2008.
Já a SCUT Norte Litoral registou um aumento do tráfego médio diário anual de 3,4% em 2009, para 33767 veículos.
O Governo pretende introduzir portagens nas outras quatro SCUT - Interior Norte, Beiras Litoral e Alta, Beira Interior e Algarve -, tendo anunciado que o estudo para aferir das condições para introdução de portagens nestas vias estará concluído este ano.
"O Governo tem em curso a avaliação a outras SCUT e, a partir do momento em que esses critérios sejam preenchidos, naturalmente que também as portagens serão aí introduzidas", disse António Mendonça.
Amanhã, quinta-feira, irão a votação na Assembleia da República propostas de revogação relativa à introdução dos DEM - mais conhecidos por chips - nas matrículas dos veículos.

Sem comentários:

Dream On - “Um musical numa viagem ao Sonho” subiu ao palco no Casino Estoril

  O 10º aniversário, da Associação Palco da Tua Arte, foi assinalado com um espectáculo cujo o título foi Dream On – “Um musical...