terça-feira, junho 22, 2010

Um ponto e muitas interrogações nas contas de Portugal



Portugal está a um ponto de atingir os oitavos-de-final do Mundial, mas até pode alcançar o apuramento como líder do Grupo G, caso derrote o Brasil. Mais embrulhadas estão as contas referentes a possíveis adversários, na fase seguinte da prova.
Um empate no último jogo da primeira fase, com o Brasil, é o que basta à turma portuguesa, para chegar aos oitavos-de-final do Mundial. A goleada (7-0) à Coreia do Norte, conjugada com a vitória dos brasileiros (3-1), na véspera, com a Costa do Marfim, fez disparar as hipóteses lusas de seguir em frente.
Com a canarinha já qualificada e os norte-coreanos eliminados, a derradeira jornada do Grupo G, agendada para a próxima sexta-feira (15 horas), clarificará as últimas dúvidas. Além da questão do segundo apurado, falta definir a primeira posição, sendo que ao Brasil basta um empate para agarrar a liderança, posto a que a turma lusa só chegará, em caso de vitória. Na luta pelo segundo lugar, Portugal até poderá perder com os brasileiros e seguir na mesma em frente. Com um goal-average de 7-0, contra os 1-3 da Costa do Marfim, a equipa de Carlos Queiroz tem uma vantagem de nove golos, mas garantiria a passagem, por exemplo, se perdesse por 4-0 e os marfinenses vencessem por 5-0. Nesse caso, um golo faria a diferença.
Após carimbar a mais do que provável qualificação, Portugal terá de esperar para conhecer o futuro adversário, que será um de quatro, todos do Grupo H. Até as Honduras, que têm zero pontos, poderão qualificar-se. Esse agrupamento define-se na noite de sexta-feira, sendo que se a turma lusa ficar em primeiro defronta o segundo do outro grupo, enquanto se for segundo, terá de medir forças com o líder.
Nesta altura, até o dia da discussão dos oitavos-de-final está em causa. Se Portugal ganhar o grupo, jogará na próxima segunda-feira, em Joanesburgo. Se ficar em segundo, actuará no dia seguinte, na Cidade do Cabo, onde ontem goleou a Coreia do Norte. Se tudo tivesse terminado após a segunda jornada, os portugueses jogariam agora com o Chile, que estão na frente do Grupo H e necessita só de um empate, no último jogo, com a Espanha, para se qualificar.
A Suíça, que derrotou os espanhóis no arranque da prova, está na segunda posição e, se o conservar, o mais provável é que defronte o Brasil na fase seguinte. Tidos à partida como favoritos, nuestros hermanos ainda estão em lugar de eliminação, mas salvam-se se, por exemplo, ganharem o último jogo e houver um empate, no Suíça-Honduras.

Sem comentários:

Dream On - “Um musical numa viagem ao Sonho” subiu ao palco no Casino Estoril

  O 10º aniversário, da Associação Palco da Tua Arte, foi assinalado com um espectáculo cujo o título foi Dream On – “Um musical...