domingo, agosto 08, 2010

"A biblioteca de Lanzarote é a jangada de pedra para os EUA e África"

Entrevista com Pilar del Río

Falou-se em fazer os roteiros de Saramago na terra onde nasceu. Sempre avançam?

A mim parece-me muito bem a proposta, e gostava muito que tal acontecesse. Há um grupo que estava a fazer um levantamento e até já se tinha decidido onde colocar fragmentos das Pequenas Memórias em vários sítios da Azinhaga. E ao José essa proposta emocionou-o muito, mas ainda não avançou. Outro roteiro que acho muito interessante é o Caminho do Elefante, baseado no livro A Viagem do Elefante. Seria uma rota turística de primeira porque toda essa zona de Portugal tem um fio condutor magnífico e poderia servir como um veículo de desenvolvimento cultural.

Como seria o roteiro?

Começaria no Mosteiro dos Jerónimos, seguiria pela terra de Camões, Constância, e acabaria em Castelo Rodrigo. Podia estabelecer-se com este roteiro um veículo cultural muito importante entre as pessoas e as terras. Se eu fosse ministra do Turismo ou da Cultura, desde logo que o assumiria como um projecto misto de desenvolvimento cultural e turístico. A maior parte das pessoas não conhece a riqueza do interior de Portugal.

A biblioteca de Saramago em Lanzarote tem tido visitantes?

Ainda há dias estávamos a limpar os tapetes e chegaram uns portugueses a perguntar se podiam visitar. "Por Deus, estamos nas limpezas, é domingo à tarde", mas entraram! Há visitas de turistas marcadas e, diariamente, vêm bastantes visitantes.

O que significa esta biblioteca?

É a jangada de pedra que foi lançada da Península Ibérica até à América e à África. Há também um projecto do Estado para que não se perca o vínculo de Saramago com Espanha, que passa por Lanzarote. De momento, é apenas um projecto, mas pressuponho que esteja muito consistente.

Os pólos da Azinhaga e de Castril também vão manter actividades?

O da Azinhaga é lógico, mas o de Castril é mais pessoal, porque não há tanto o vínculo de Saramago mas sim da minha família. Têm o festival Sete Sóis e Sete Luas e no próximo dia 18 vão fazer uma homenagem com a inauguração do Centro Saramago, como estava planificado e sonhado há anos. Essa é outra das iniciativas onde eu deveria ir e estar porque estarão presentes todas as autoridades.

Sem comentários:

Dream On - “Um musical numa viagem ao Sonho” subiu ao palco no Casino Estoril

  O 10º aniversário, da Associação Palco da Tua Arte, foi assinalado com um espectáculo cujo o título foi Dream On – “Um musical...