domingo, agosto 08, 2010

Livro inacabado "não é para fazer negócio"

Entrevista com Pilar del Río

Ainda há muito espólio literário para revelar?

Não.

Só o último livro que estava a escrever?

Sim. Mas não é um livro.

Não será publicado?

Sim, será publicado. Creio que é um texto maravilhoso, cheio de humor, com uma profundidade e uma carga que merece que seja publicado. Mas não é um livro porque não ainda estava acabado. Não vamos enganar ninguém.

É o princípio de um livro?

Claro, e ao qual os leitores têm direito. Como? Quando? De que maneira? Isso, logo veremos como acontecerá. E não é para fazer negócio.

Não há mais nada desconhecido na arca de Saramago?

O que havia não publicado viu-se na exposição A Consistência dos Sonhos. Não há mais, lamento. Saramago não era um autor que escrevesse e fosse metendo em gavetas para o futuro. Foi um autor tardio, e aquilo que escrevia ia publicando. Existe, sim, uma obra da juventude, de que já falámos mil vezes - Clarabóia - e da qual disse "não a quero ver publicada em vida". Mas como não proibiu que o fosse depois, assim irá acontecer um dia. Evidentemente, será como apresentado como uma obra de juventude, como o foi Terra do Pecado.

Quando se prevê essa publicação?

Ainda não houve tempo para se pensar no assunto.

Para este último "romance" já existe uma data de publicação?

Ainda não falámos com os editores nem com a agente literária. Não há pressa.

Quantas páginas tem?

Teria de as ter contado mas nem sequer as tenho numeradas no meu computador. Mas não serão muitas, cerca de 50.

Qual é o título?

...

José Saramago dizia sempre que a obra de um escritor nunca estava completa sem publicar as cartas dos leitores. Pensa editá-las?

Isso poderia ser um trabalho para cinco teses de doutoramento, pois a quantidade de cartas que lhe foram enviadas é impressionante. O que vai publicar-se imediatamente será uma recolha de alguns artigos que se escreveram em torno da sua morte. Será intitulado Palavras para Saramago e é uma selecção de artigos de colegas do meu marido, escritores de todo o mundo. Seria uma pena que por terem sido publicados em Espanha não os conheçam em Portugal e vice--versa. Ou porque foram publicados no México ou nos EUA não se conheçam aqui.

E ainda foram bastantes!

É que não eram textos de circunstância. Tomei essa decisão esta semana porque, pela primeira vez, fui capaz de começar a ler jornais e fiquei perplexa com algumas coisas que encontrei. Textos impressionantes, dos quais disse logo: "É preciso dar a conhecer isto."

Haverá alguma reunião de textos avulsos em livro?

Muitos desses textos - prólogos ou prefácios, por exemplo - estão publicados nos Cadernos de Lanzarote ou no Caderno de Saramago. Não tenho conhecimento de que haja uma grande quantidade de coisas por publicar.

Aumentou o interesse dos investigadores na consulta do espólio?

O material mais importante já estava na exposição, mas temos tido algumas solicitações.

A leitura da obra irá mudar agora?

Não…

Saramago era bem conhecido...

Há uma quantidade de livros sobre a obra de José, em muitos idiomas, e não creio que algum autor altere a sua percepção da obra por ele ter morrido. Também duvido muito que se inventem muitos mais temas desde o momento em que até se estudou o gerúndio na obra de Saramago. Há, no entanto, muitos trabalhos que desconhecemos porque não estão traduzidos - é o caso do Irão, onde existem vários - mas esse é o problema do trabalho universitário, porque é pouco divulgado fora da própria universidade.

Para onde irá a exposição A Consistência dos Sonhos?

Em princípio irá para Madrid e vai contar com novos elementos. Há muitos livros traduzidos no entretanto - e outros sobre Saramago que não estão em exposição - como é o caso de A Viagem do Elefante e de O Caderno, que teve uma crítica impressionante nos Estados Unidos e na Alemanha.

Sem comentários:

Dream On - “Um musical numa viagem ao Sonho” subiu ao palco no Casino Estoril

  O 10º aniversário, da Associação Palco da Tua Arte, foi assinalado com um espectáculo cujo o título foi Dream On – “Um musical...