sexta-feira, maio 02, 2008

GREVE/CTT - Empresa fala em 21% de adesão enquanto sindicato aponta para os 76%



O segundo dia de greve dos trabalhadores dos CTT está a ter uma adesão de cerca de 21%, segundo a empresa, enquanto os sindicatos apontam para um nível de paralisação da ordem dos 76%.
A greve, que abrange os sectores do transporte e tratamento de correspondência, foi convocada por cinco sindicatos representativos dos trabalhadores dos CTT, reivindicando o direito à negociação e em protesto contra a alegada tentativa de imposição de um Acordo de Empresa.
Em declarações à agência Lusa, o director de Recursos Humanos dos CTT, António Marques, adiantou que a adesão à greve ronda os 21/22 % e não 76% como apontam os sindicatos:
«Os números finais só deverão estar apurados lá para o final da tarde uma vez que os trabalhadores dos centros de tratamento e transporte de correspondência trabalham por turnos».
António Marques disse que os números de adesão à greve são muito baixos, sublinhando que a paralisação não está a ter qualquer impacto na distribuição e no tratamento da correspondência.
Em comunicado, o Sindicato acusou a administração da empresa de impedir a entrada de dirigentes e delegados sindicais nas instalações de Lisboa e Coimbra, recorrendo a seguranças privadas, e anunciou ir apresentar queixa à Autoridade para as Condições de Trabalho.
Referem também que as autoridades policiais, chamadas pelo sindicato, obrigaram os responsáveis das instalações a desmontar o esquema de segurança que impedia a entrada dos delegados sindicais.
Em declarações à Lusa, o director dos Recursos Humanos, António Marques, confirmou a situação, que justificou com o facto de os trabalhadores grevistas não poderem entrar no local de trabalho:
«Os sindicatos sabem que estão em greve, comunicam a greve à empresa e também sabem que não podem entrar no local de trabalho».
António Marques contou que aqueles delegados sindicais tentaram entrar nas instalações de Cabo Ruivo com a justificação de que queriam fazer a contagem de trabalhadores.
Questionado sobre a intenção do Sindicato de apresentar queixa à Autoridade para as Condições de Trabalho, António Marques disse não estar preocupado, pois está convicto de que a empresa cumpriu a lei.
Na quarta-feira, primeiro dia de paralisação, uma fonte oficial dos CTT disse à agência Lusa que a greve foi cumprida por 11,9% dos trabalhadores abrangidos pela convocatória, enquanto o sindicato apontou para uma adesão na ordem dos 60%.

Sem comentários:

Dream On - “Um musical numa viagem ao Sonho” subiu ao palco no Casino Estoril

  O 10º aniversário, da Associação Palco da Tua Arte, foi assinalado com um espectáculo cujo o título foi Dream On – “Um musical...