terça-feira, setembro 07, 2010

Cem novas escolas a 05 de Outubro é resultado de investimentos de há três anos - Sócrates



O primeiro ministro salientou hoje que a inauguração de 100 novas escolas a 05...

O primeiro ministro salientou hoje que a inauguração de 100 novas escolas a 05 de Outubro é resultado de investimentos feitos há três anos, num discurso em que colocou em contraste a I República e o Estado Novo.
José Sócrates falava numa cerimónia em Loures, após visitar o centro de acolhimento integrado (com um centro de dia para idosos e serviços diversos) e de ter inaugurado num espaço anexo uma nova creche.
Tendo à sua volta o presidente da Câmara de Loures, Carlos Teixeira, as ministras da Educação, Isabel Alçada, e do Trabalho, Helena André, o líder do executivo referiu-se à já anunciada inauguração de 100 novas escolas a 05 de Outubro, quando se celebrarem cem anos da revolução republicana.
"Para se inaugurarem cem novas escolas públicas, nada se pode decidir num mês. Isto significa um esforço que fizemos há três anos atrás, que começa agora a ter resultados", disse.
Para José Sócrates, "não há melhor forma de honrar o espírito republicano, com o seu ideal de instrução pública, do que fazer um investimento na escola pública".
"É importante honrar a República, mas também honrar a democracia, que pretende salvaguardar a igualdade entre todos perante a lei, mas também garantir a igualdade de oportunidades", disse.
A sessão no concelho de Loures seguiu-se a uma anterior no Lumiar (Lisboa), também dedicada ao pré-escolar e às políticas sociais, onde José Sócrates descerrou a primeira das três placas de inauguração ao longo da jornada.
Em Loures, o primeiro ministro congratulou-se com a abertura de mais um espaço pré-escolar e citou um poeta brasileiro: "a alegria é a melhor coisa que existe, é uma luz no nosso coração - é isso que sinto neste momento".
No plano político, José Sócrates centrou o seu discurso no objetivo da igualdade de oportunidades e no ideal republicano de educação.
"Sou de uma geração que sabe o que era a educação no tempo do Estado Novo: uma educação para alguns, para os ricos, enquanto outros ficavam para trás. Nós queremos educação para todos", frisou.

Sem comentários:

Dream On - “Um musical numa viagem ao Sonho” subiu ao palco no Casino Estoril

  O 10º aniversário, da Associação Palco da Tua Arte, foi assinalado com um espectáculo cujo o título foi Dream On – “Um musical...