terça-feira, dezembro 14, 2010

Bairro Alto festeja anos pela primeira vez



Lisboa

Zona criada há 497 anos. Do programa das comemorações fazem parte percursos históricos e animação de rua

A 15 de Dezembro de 1513, foi dada autorização para a construção de habitações no que é hoje o Bairro Alto, em Lisboa. 497 anos depois, a data é assinalada pela primeira vez, com um programa que inclui, entre outros, percursos históricos, animação de rua e um almoço no Café Luso. Na véspera do Dia do Bairro Alto, ainda há vagas para grande parte das actividades.
São várias as iniciativas que vão decorrer amanhã, entre as 10.00 e as 24.00, a maioria delas organizadas pela Hemeroteca Municipal de Lisboa (HML) e com um forte cariz histórico. O ponto de partida é dado com a inauguração, na Sala do Espelho da HML, da mostra bibliográfica O Bairro Alto no Fundo Histórico da Hemeroteca Municipal de Lisboa. A exposição, aberta até 31 deste mês, reúne publicações até ao início do século passado.
Uma hora depois, começa, na Hemeroteca, o primeiro percurso histórico do programa sob o tema Bairro Alto - Capital do Jornalismo Português. O passeio literário inclui passagens "pelas ruas das redacções de jornais e revistas já extintos", intercaladas "com pequenas histórias sobre a vida dos periódicos".
Às 15.00, é a vez de o percurso Ribeiro de Carvalho (1880-1942) - Da Escrita à Política ter início. Em foco, vai estar a vida do político e jornalista, relacionando-a com os espaços do Bairro Alto. A participação nos roteiros é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia.
Maura Pessoa, da HML, revelou ontem ao DN que, até ao momento, ainda não houve "grandes inscrições", admitindo que está "na expectativa de saber qual será a adesão". Para tal contribui, acredita, o facto de ser a primeira vez que se comemora o Dia do Bairro Alto e de este não ter sido "muito divulgado". Por isso, as inscrições vão ser aceites até "à altura do evento".
Também as duas visitas de Estudo que vão decorrer amanhã estão sujeitas a inscrição prévia. A primeira, denominada As Ruas Têm Nome - Ler a Toponímia, começa às 15.00 e "consiste numa visita guiada pelas ruas do Bairro Alto", durante a qual "os participantes poderão ler a aprender a sua toponímia", lê-se no programa.
Já a segunda, inicia-se às 17.00 e tem como objectivo dar a conhecer a HML, localizada em pleno Bairro Alto, a professores e alunos das escolas básicas e secundárias.
Embora o público-alvo deste percurso seja escolar, Maura Pessoa disse ao DN que, no caso de haver outros interessados, "não haverá problema" em participarem. O ponto de encontro das visitas de estudo é, tal como o dos percursos históricos, na Hemeroteca.
Do programa do Dia do Bairro Alto, faz ainda parte uma conferência, com início às 18.30. A actividade, sob o tema Bairro Alto: Capital do Jornalismo na I República, vai decorrer na Sala do Espelho da HML e está a cargo de Álvaro Costa de Matos. A iniciativa decorre depois de ser inaugurada na Galeria Somafre, Travessa da Queimada, às 18.00, uma mostra fotográfica com o Bairro Alto de agora e de antigamente.
O dia termina com animação de rua pelo Bairro Alto, a cargo da orquestra Nema Problema e da responsabilidade da Associação de Comerciantes do Bairro Alto. Já as juntas de freguesia da Encarnação e de Santa Catarina fazem parte da organização do almoço que será oferecido pelo Café Luso.

Sem comentários:

Dream On - “Um musical numa viagem ao Sonho” subiu ao palco no Casino Estoril

  O 10º aniversário, da Associação Palco da Tua Arte, foi assinalado com um espectáculo cujo o título foi Dream On – “Um musical...