sexta-feira, dezembro 24, 2010

Um Natal especial



Programação festiva

RTP 1 oferece a programação mais variada. SIC aposta no cinema para toda a família. TVI segue estratégia, sem esquecer a ficção nacional

A RTP é a estação que oferece uma escolha mais variada neste Natal, com circo, música, filmes e muita animação. A estação pública é mesmo a única a apostar num programa próprio, liderado por Catarina Furtado, para passar a noite da véspera de Natal. Já a SIC promete um ‘Natal Encantado', dominado pelo cinema para toda a família. A TVI segue a estratégia, com a estreia em televisão de vários êxitos de bilheteira internacionais, sem esquecer, contudo, a ficção nacional.
Na RTP 1, a Consoada será passada na companhia de Catarina Furtado e do ‘Circo de Natal 2010 de Victor Hugo Cardinali' (hoje, dia 24, às 21h15), um espectáculo que conta com as actuações de Marta Peneda e Anabela, alunas de ‘Operação Triunfo'. Segue-se o especial ‘Carlos do Carmo Canta Frank Sinatra' (00h30). Amanhã (sábado, 25), o canal público apresenta o ‘Circo de Monte Carlo' (09h00), realizado no Chapiteau Espace Fontvieille, no Mónaco, que conta com a participação de artistas de todo o Mundo. Segue-se o compacto de ‘Natal dos Hospitais' (15h30). Mais à noite, o ‘Herman 2010 - Best Of' (00h30) mostra os melhores momentos do humorista no seu talk show. Domingo (26), o destaque vai para o ‘Circo Internacional de Massy' (11h00), em Paris, e para o concerto de Tony Carreira no Pavilhão Atlântico (18h00). Pelas 22h45, José Carlos Malato apresenta um especial ‘Quem Quer Ser Milionário - Alta Pressão' em que vão participar rostos da RTP.
No segundo canal da empresa pública, e depois da tradicional Missa do Galo (21h00), a noite de Natal pode ser passada na companhia de ‘Rota da Fé - A História de Jesus Cristo' (23h15), um documentário filmado na Terra Santa que segue os passos de Jesus com imagens actuais. No sábado, a tarde da RTP 2 é passada com o ‘Circo Mágico' (a partir das 13h45), onde são apresentadas actuações de crianças de seis países. À noite, a música volta a dominar a grelha com o ‘Concerto do Prémio Nobel da Paz 2010' (20h00) e o ‘Concerto Inaugural dos Seis Órgãos da Real Basílica de Mafra' (21h00). No domingo, destaque para ‘A Vigária de Dibley - Especial Natal' (23h30), um momento de humor protagonizado por Dawn French e que integra a rubrica ‘Britcom'.
A SIC, por seu lado, promete um ‘Natal Encantado' aos telespectadores, dominado pelo cinema. ‘As Crónicas de Nárnia', ‘Cars', ‘O Corcunda de Notre Dame', ‘Bed Time Stories', ‘Madagáscar 2' e ‘Chihuahua de Beverly Hills' são alguns dos filmes agendados para estes dias, sendo que a Consoada promete fazer as delícias de toda a família com o filme de animação ‘Bolt' (22h45), que conta as peripécias de um cão que julga ter super-poderes. Além do cinema, a estação de Carnaxide apresenta ainda a ‘Gala de Natal Disney' (hoje, às 11h15), conduzida por Bárbara Guimarães e dirigida aos mais jovens, e o ‘Circo Monte Carlo' (sábado, 11h15).
Na TVI, o destaque vai para as estreias em televisão de êxitos de bilheteira. Hoje à tarde serão exibidos ‘A Lenda de Despereaux', uma fábula sobre um rato sem medo de ser diferente dos outros, e ‘Os Seis Sinais de Luz', com Emma Lockhart e Ian McShane, um conto centrado num adolescente cuja vida sofre uma reviravolta quando fica a saber que está predestinado a salvar o mundo. À noite chega ‘Os Simpsons - O Filme', a adaptação cinematográfica das aventuras da popular família amarela. No dia de Natal, a estação aposta em ‘Velozes e Perigosos' (à tarde), em que Vin Diesel e Paul Walker voltam às violentas corridas de automóveis, desta feita para vingar a morte de uma amiga. À noite, ‘Mamma Mia' reúne Meryl Streep, Colin Firth, Pierce Brosnan e Amanda Seyfried num filme que é um tributo aos ABBA. Previsto para os próximos três dias está ainda ‘Iron Man - Homem de Ferro', um filme adaptado da popular banda desenhada e que tem Robert Downey Jr. e Gwyneth Paltrow a liderar o elenco. E como a ficção nacional faz parte da identidade da estação de Queluz, a quadra natalícia não será esquecida na novela ‘Espírito Indomável', exibida sábado à noite, às 21h15. Um episódio especial centra-se na troca de presentes em casa dos Monteiro Castro e dos Figueira, onde o Natal desperta todo o tipo de emoções.
No cabo, os apreciadores de cinema terão uma escolha bastante variada. À RTP Memória cabe exibir clássicos, como ‘A Bíblia' (hoje, 00h30) e ‘Música no Coração' (sábado, 15h00), enquanto que o AXN aposta nos filmes de acção, entre eles ‘Tomb Raider 2 - O Berço da Vida' (sábado, 16h00) e ‘Homem-Aranha 2' (domingo, 16h04). Na FOX Next destaque para ‘O Fabricante de Sonhos' (hoje, 21h30), com Robin Williams, e o filme de animação ‘A Idade do Gelo' (sábado, 17h00). Já o Hollywood oferece três dias de cinema para toda a família. Hoje, a animação começa com ‘Antz - Formiga Z' (16h00), com as vozes de Woody Allen e Sharon Stone. Seguem-se os dois filmes da saga de ‘O Pequeno Stuart Little' (17h20), sobre um ratinho que é adoptado por uma família de humanos. A Consoada será passada com o humor britânico de ‘Bean' (21h30), com Rowan Atkinson. Amanhã (dia 25) é a vez de um remake do clássico ‘Lassie' (14h40), seguido da animação ‘Madagáscar' (16h30) e as comédias ‘Lemony Snicket: Uma Série de Desgraças' (18h05), com Jim Carrey, e ‘Sobrevivendo ao Natal' (19h55), com Ben Affleck. No domingo, o humor continua com ‘A Minha Namorada Tem Amnésia' (20h25), protagonizado por Adam Sandler e Drew Barrymore. A encerrar a noite, o remake de outro clássico do cinema: ‘King Kong', de Peter Jackson, com Naomi Watts e Adrian Brody.
No que diz respeito a séries, a proposta vai para a comédia. O Sony exibe a maratona de ‘Friends - Amigos' (a partir das 17h45 de hoje), com exibição de episódios da 8.ª, 9.ª e 10.ª temporadas da produção interpretada por Jennifer Aniston e Courteney Cox. Na FOX, ‘Os Simpsons' dominam o Natal. A divertida família de Springfield marca presença hoje (15h20) e amanhã (10h48) com maratonas de episódios da 18.ª e 16.ª temporadas, respectivamente. A Consoada, contudo, será na companhia da série policial ‘Apanha-me se Puderes' (21h30). O AXN oferece maratonas de ‘CSI Nova Iorque' - 6.ª temporada (hoje, 16h10), ‘Castle' - 2.ª temporada (sábado, 18h03) e ‘Os Pilares da Terra' (domingo, 21h50).

CERIMÓNIAS RELIGIOSAS

A RTP 2 emite hoje, em directo da Basílica de S. Pedro, no Vaticano, a Missa do Galo (21h00), conduzida por Bento XVI. Dia 25 é a vez da RTP 1 transmitir a Missa de Natal na Sé Catedral do Porto, presidida por D. Manuel Clemente. Já a TVI transmite, em directo, sábado e domingo, pelas 11h00, a Missa da Sé Patriarcal de Lisboa.

CABO APOSTA FORTE NO CINEMA

‘King Kong', de Peter Jackson, é a proposta do Hollywood para o serão de domingo, dia 26. O canal de filmes exibe ainda a animação ‘Madagáscar', no dia de Natal à tarde, como proposta para toda a família. Já a RTP Memória propõe ver/rever o clássico ‘Música no Coração', com Julie Andrews, dia 25.

Sem comentários:

Dream On - “Um musical numa viagem ao Sonho” subiu ao palco no Casino Estoril

  O 10º aniversário, da Associação Palco da Tua Arte, foi assinalado com um espectáculo cujo o título foi Dream On – “Um musical...