terça-feira, janeiro 27, 2009

Heróis salvam homem engolido por onda gigante


Andava a passear com o cão, na praia da Luz, na Foz do Douro e esteve quase a afogar-se

Um homem foi quase engolido pelo mar, ontem, quando passeava com o cão na praia da Luz, Foz do Douro, Porto. Lutou contra a morte e foi salvo por um grupo de heróis. Encontra-se internado no Hospital de Santo António. O cão morreu afogado.
Foi depois de almoço, cerca das 15 horas. José Eduardo Trindade Costa, 58 anos, andava a passear o cão pela Avenida Brasil, junto à praia da Luz, na Foz do Douro. O mar estava picado e chovia com bastante intensidade. Apesar do mau tempo, arriscou ir até ao paredão junto à Pérgola. Seguindo o seu cão, José Eduardo acabou engolido por uma onda, que matou o animal. “Veio uma onda gigante e projectou o homem para longe da costa. Estava perto e observei tudo. Decidi filmar para contar como foi", disse, ontem , ao JN, Taís Silva, uma brasileira a viver na Invicta com a família. Júlio Alves estava com Taís e foi quem alertou o 112. Os gritos de ambos e de outras testemunhas originaram "um cordão humano" para tentar salvar José Eduardo, entretanto já longe da costa.
"Mal vi a vítima no meio do mar tentei salvá-lo. Ainda pensei atirar-me, mas ficava lá. A ondulação era muito grande e forte. Foi medonho", contou Júlio Alves.
Apercebendo-se do "afogamento iminente", Alder, 24 anos, empregado de mesa do restaurante "A Máscara", arriscou safar a pele de José Eduardo e juntar-se a quem já estava no meio das ondas. "Nem tive tempo para pensar muito. Saltei para a água e ajudei a agarrá-lo. Uns segundos mais e o mar engolia-o. Foi um milagre", disse, recusando que a atitude seja de herói.

"Por vezes não via nada"

"Pelas minhas contas o homem ainda esteve dez a 15 minutos dentro de água. Pensei que não ia salvar-se. O nevoeiro era muito e, por vezes, não o via a boiar na ondulação, dado que o homem parecia ter perdido a consciência", adiantou Júlio Alves.
Oito minutos depois do alerta ter sido dado para os Bombeiros Voluntários Portuenses, chegou uma equipa de mergulhadores dos Sapadores do Porto e a Polícia Marítima. O homem já estava em terra firme, coberto com mantas oferecidas pelos moradores. "Estava a sofrer de hipotermia muito grave", contou, ao JN, uma fonte dos Portuenses que, após os primeiros socorros transportaram a vítima para o Hospital de Santo António. Ontem, à noite, uma fonte hospitalar disse, ao JN, que a vítima foi submitida a vários exames médicos e que não corre risco de vida.

Sem comentários:

Dream On - “Um musical numa viagem ao Sonho” subiu ao palco no Casino Estoril

  O 10º aniversário, da Associação Palco da Tua Arte, foi assinalado com um espectáculo cujo o título foi Dream On – “Um musical...