quarta-feira, janeiro 14, 2009

SIC e TVI pedem apoio do Estado


TDT: PT arranca com transmissão experimental a 29 de Abril

A transmissão experimental da Televisão Digital Terrestre (TDT) arranca a 29 de Abril e deverá cobrir 80% do território até ao final do ano. A garantia partiu de Zeinal Bava, presidente da Portugal Telecom (PT), que ontem apresentou o Fórum TDT, um órgão para divulgação do novo sistema, juntamente com os três operadores de TV.
Francisco Pinto Balsemão, presidente do grupo Impresa – detentor da SIC – e Miguel Gil, administrador da Media Capital – dona a TVI –, pediram incentivos ao Estado para operadores e consumidores, a fim de se promover a transferência para o sinal digital.
"Com a libertação do espectro radioeléctrico que o ‘switch off’ [substituição do sinal analógico pelo digital] proporcionará, o Estado recebe um bem de elevado valor que poderá alugar, ceder ou vender a terceiros. Deverá, por isso, competir ao Estado o pagamento das acções de promoção da TDT que utilizem tempo de emissão dos operadores televisivos", afirmou Balsemão, acrescentando que "fará sentido privilegiar os operadores de TV na exploração futura de parte desse espectro libertado". Miguel Gil, por sua vez, adiantou que o Estado devia dar "benefícios fiscais e financeiros aos operadores de televisão e aos consumidores".
A 29 de Abril, a PT seleccionará 10 a 12 regiões no Continente e Ilhas para lançar a TDT. Nesta altura, quem não tiver TV por subscrição e quiser receber o sinal digital terá de adquirir um conversor: ‘set top box’. Este existirá numa versão básica (com custo inferior a 50 euros) e noutra mais sofisticada (logo mais cara), que permite gravação de programas e maior interactividade, entre outras características.
"Continua a fazer parte da nossa proposta subsidiar as ‘set top boxes’ para as famílias mais carenciadas", garantiu Bava. O projecto da PT inclui os quatro canais em sinal aberto, RTP1, RTP2, SIC e TVI, o 5º canal e um outro em alta definição.
"Queremos que, em Dezembro de 2009, 80% do território português receba a TV digital. Em Janeiro de 2011, quem quiser poderá fazer o seu ‘switch off’ e Portugal ficará na linha da frente na Europa", frisou.

MINISTRO DIZ QUE PROJECTO DA TDT VAI DAR RIQUEZA

Durante a apresentação do projecto da PT para a implementação da TDT, o ministro das Comunicações, Mário Lino, assegurou que o Governo vai dar "todas as condições" aos portugueses para que tenham acesso à Televisão Digital Terrestre mas não quis adiantar as medidas que pretende adoptar nesse sentido.
Mário Lino frisou ainda "o enorme potencial" do projecto TDT para "a expansão da sociedade de informação" e o "grande impacto na economia e criação de riqueza". Relativamente à antecipação do ‘switch off’, o ministro apenas disse que a data oficial para o ‘apagão analógico’ será decidida em 2011.

FRASES

"A digitalização da televisão portuguesa vai trazer dificuldades mas a RTP sente-se capaz de responder. A parceria entre a PT e os operadores de TV é essencial." (Guilherme Costa, Pres. RTP)

"É preciso que o ‘switch off’ não prejudique os mais desfavorecidos. Alguém vai ter de subsidiar as ‘set top boxes’. Não se peça aos operadores de TV que se responsabilizem por esses custos. " (Pinto Balsemão, Pres. Impresa)

"A implementação da TDT é um grande desafio para todos nós. Fazemo-lo numa altura de crise mas isso não pode ser pretexto para deixar passar o comboio." (Miguel Gil, Admin. Media Capital)

MAIS DADOS

29 DE ABRIL DE 2009

Começa a transmissão experimental da TDT em 10 a 12 regiões de Portugal. A 31 de Dezembro, a PT prevê que o sinal digital chegue a 80% da população. E em 2012 é a data oficial para o ‘apagão analógico’.

'SET TOP BOXES'

Quem não tem TV por subscrição tem de adquirir um conversor para receber o sinal digital. As ‘set top boxes’ vão estar disponíveis em duas versões; a mais barata custará cerca de 50 euros

Sem comentários:

Dream On - “Um musical numa viagem ao Sonho” subiu ao palco no Casino Estoril

  O 10º aniversário, da Associação Palco da Tua Arte, foi assinalado com um espectáculo cujo o título foi Dream On – “Um musical...