sábado, janeiro 17, 2009

Taxas moderadoras vão aumentar


Consultas nos hospitais centrais sobem dez cêntimos

SAÚDE As consultas, urgências e actos médicos em hospitais e centros de saúde serão mais caros a partir de 1 de Fevereiro. De acordo com a portaria n.º 34/2009, anteontem publicada em “Diário da República”, os preços da saúde pública em Portugal são actualizados por se considerar que as taxas moderadoras se encontram “desactualizadas, quer quanto ao valor, quer quanto à tipologia dos actos”.
Desta forma, estabelece que as consultas nos hospitais centrais sobem de 4,40 para 4,50 euros, nos hospitais distritais aumentam de 2,90 para três euros e nos centros de saúde passam de 2,15 para 2,20 euros. Em relação às urgências, o pagamento deixa de ser feito consoante a tipologia do hospital e passa a ser efectuado consoante se trata de uma urgência polivalente (9,40 euros), urgência básica e urgência médico-cirúrgica (8,40 euros) ou em centros de saúde (3,70 euros).
Por cada um dos primeiros dez dias de internamento, o doente passa a pagar 5,20 euros e o serviço domiciliário sobe dez cêntimos, para 4,70 euros.

Ambulatório

A cirurgia de ambulatório é o único acto médico cuja taxa moderadora desce na nova tabela: custava 10,20 euros e passa a custar 5,20.

Sem comentários:

Dream On - “Um musical numa viagem ao Sonho” subiu ao palco no Casino Estoril

  O 10º aniversário, da Associação Palco da Tua Arte, foi assinalado com um espectáculo cujo o título foi Dream On – “Um musical...