segunda-feira, novembro 17, 2008

Utilizadores não entendem gadgets


Quase metade dos norte-americanos admitem precisar de ajuda para utilizar gadgets, sejam eles computadores, telemóveis ou leitores de MP3. O mesmo acontece quando estes avariam.

Um estudo da Pew Internet & American Life Project indica que 38% dos utilizadores procuram os amigos ou familiares sempre que percebem que os seus gagdets estão com algum problema. Existe ainda uma pequena parte que procura ajuda em fóruns e comunidades online (2%).
De qualquer forma, quase um terço dos utilizadores de telemóveis afirmam que nunca conseguiram arranjar os dispositivos avariados e, quando encontraram uma solução, o arranjo foi feito pelo próprio utilizador ou pelos amigos e raramente por pessoal especializado das marcas.
Uma das conclusões do estudo indica que 15 por cento dos utilizadores desistem dos produtos assim que estes dão os primeiros problemas, o que "representa um em cada quatro consumidores de telemóveis". Este dado, segundo os especialistas, mostra que os utilizadores não entendem as tecnologias que utilizam no seu quotidiano, algo normal quando o mercado de gadgets inclui um "cada vez maior ecossistema de dispositivos integrados” com capacidades que, muitas vezes, ultrapassam as funções base dos produtos.

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