quarta-feira, novembro 24, 2010

Greve geral: Balanço de serviços afectados



Esta quarta-feira

Os efeitos da greve geral desta quarta-feira já se fazem sentir. Transportes são um dos sectores mais afectados, com paralisações sentidas desde as 00h00.

A Carris tinha, pelas 06h15 desta quarta-feira, cerca de 40 por cento dos serviços de transporte programados em funcionamento. Em dia de greve geral em Portugal, a transportadora assegurava ao começo da manhã perto de metade do trabalho programado.
Entre as 00h00 e as 08h00 foram ainda suprimidos 74 por cento dos comboios normalmente previstos pela CP, na sua maioria em grandes centros urbanos. Segundo o balanço das 08h30 da empresa, foram realizadas 82 das 318 ligações previstas no período em questão, indicou Ana Portela, assessora da empresa.

METRO COM ESTAÇÕES ENCERRADAS

O Metro de Lisboa tem as estações encerradas "por motivos de segurança" e "não se prevê" que haja circulação de comboios devido à greve geral, indicou fonte da empresa à agência Lusa.
A mesma fonte revelou não ter números da adesão à greve, mas em termos "operacionais" a mesma é sentida pelos lisboetas devido às estações encerradas.
A adesão à greve no subconcessionário de operação da Metro do Porto, ViaPorto, é de 90 por cento nos agentes de condução e de dez por cento nas restantes funções. As linhas azul, vermelha, violeta e verde da Metro do Porto estão fechadas.
Na linha amarela e no tronco entre a Senhora da Hora e o Estádio do Dragão, a empresa está a conseguir operar três passagens por hora, em cada sentido, ou seja, "uma frequência de 20 minutos".

ESTALEIROS DE VIANA DO CASTELO PARADOS

Os Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC), com cerca de 760 trabalhadores, estão com a produção "completamente parada", devido a uma adesão à greve superior a 90 por cento, informou fonte sindical.
Segundo Branco Viana, coordenador da União de Sindicatos de Viana do Castelo, esta greve conta também com a "solidariedade" dos cerca de 200 trabalhadores galegos que ali trabalham na reparação de um barco, mas sem serem empregados dos ENVC.
"É uma solidariedade que registamos e saudamos e que, na devida altura, também saberemos retribuir", disse, à Lusa, Branco Viana.

SECTOR FERROVIÁRIO QUASE PARADO

Até às 10h00, estavam programados 532 ligações, tendo-se realizado 108. Foram suprimidas 424.
No âmbito dos serviços mínimos, falharam 18 ligações até às 10h00.
O Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Sector Ferroviário afirma que pelas 08h30 a adesão nas empresas do setor era "superior a 90 por cento", o que demonstra "desde já o êxito da greve geral".
O balanço feito pelo sindicato diz respeito a empresas como a CP, Refer, EMEF e Metro do Porto, entre outras. "Apesar de todas as pressões e ilegalidades, os trabalhadores deste sector estão a dar um forte contributo para o êxito da greve geral", diz o sindicato em nota.

TODOS OS VOOS DA ANA CANCELADOS

Todos os voos da ANA Aeroportos de Portugal, em Lisboa, Porto, Faro e Açores, foram até agora cancelados, disse à Agência Lusa fonte da empresa.
As partidas e chegadas previstas para hoje, até às 10:00 não se realizaram nos aeroportos de Lisboa, Porto, Faro e Açores, havendo já muitos voos com indicação de cancelamento para o resto do dia.

Sem comentários:

Dream On - “Um musical numa viagem ao Sonho” subiu ao palco no Casino Estoril

  O 10º aniversário, da Associação Palco da Tua Arte, foi assinalado com um espectáculo cujo o título foi Dream On – “Um musical...