quinta-feira, julho 22, 2010

Cavaco Silva defende mais portugueses a formar professores em Angola



Presidente da República defendeu hoje, quinta-feira, que o número de professores portugueses em Angola no âmbito do programa "Saber Mais" devia aumentar dez vezes, considerando que o seu trabalho "é da maior importância" para os dois países.
Actualmente, o projecto “Saber Mais”, de formação de professores angolanos, envolve 20 docentes portugueses - oito em Benguela, 12 no Namibe - mas tem-se deparado com problemas de alojamento que dificultam a sua expansão.
"Neste momento, o projecto está apenas - e digo 'apenas' para mostrar que ainda há um caminho a percorrer - em Benguela e no Namibe, vai ao Lubango e ao Huambo e chegará sem dúvida a Luanda", afirmou Cavaco Silva, após visitar uma escola de formação de professores, onde foi acolhido por mais de mil crianças em ovação, como já acontecera na véspera no Lubango.
Cavaco Silva considerou que o seu desafio para aumentar a presença portuguesa neste projecto não só é praticável como corresponde aos números avançados pelo próprio Governo português.
"O número que referi está de acordo com a ambição do Governo. O Governo referiu no passado o número de 200. Aqui há uma convergência de números bastante significativa", frisou.
O Presidente lembrou que o projecto e formação é co-financiado pelos Governos português e angolano, contando com a colaboração dos governos provinciais de Angola no alojamento dos professores.
"É uma aposta numa prioridade angolana, a formação dos recursos humanos. É um contributo português para o desenvolvimento de Angola na medida em que se formam aqueles que farão a Angola do futuro", disse.
Nesse sentido, Cavaco Silva repetiu o apelo que tem lançado aos empresários portugueses em Angola para que "apostem na qualificação dos recursos humanos".
"É bom para Angola, mas é bom também para as empresas portuguesas, que precisam de quadros qualificados para as suas actividade", sublinhou.
Um dos responsáveis do Saber Mais adiantou ao chefe de Estado que neste momento o projecto está a formar centenas de jovens para futuramente serem professores. "Dentro de três anos teremos formado milhares de professores", disse.
A visita de Estado que Cavaco Silva leva a cabo em Angola termina hoje, quinta-feira, com um encontro com escritores angolanos.
O Presidente da República ficará mais num dia em Luanda para participar amanhã, sexta-feira, na VIII Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).


Sem comentários:

Dream On - “Um musical numa viagem ao Sonho” subiu ao palco no Casino Estoril

  O 10º aniversário, da Associação Palco da Tua Arte, foi assinalado com um espectáculo cujo o título foi Dream On – “Um musical...