quinta-feira, julho 22, 2010

Resolução para alterar feriados rejeitada



Parlamento

Só as mentoras da ideia votaram a favor. A Assembleia da República reprovou hoje, por esmagadora maioria, o projecto de resolução das duas deputadas independentes do PS, Maria do Rosário Carneiro e Teresa Venda, para alterar as comemorações das datas dos feriados.


A resolução apenas contou com os votos favoráveis das duas deputadas proponentes, do Movimento Humanismo e Democracia (MHD), e foi reprovado pelas bancadas do PS, PSD, CDS, PCP, Bloco de Esquerda e Partido Ecologista 'Os Verdes'.
No entanto, a votação deste diploma sobre os feriados, que estava identificado como sendo do PS - e que se intitulava 'Solidariedade: um caminho para a competitividade' - registou um momento insólito.
O presidente da Assembleia da República, Jaime Gama, como é habitual, leu o nome do diploma, o partido proponente e perguntou ao hemiciclo quem votava a favor, mas, num primeiro rápido olhar para a câmara, não viu ninguém a levantar-se.
Pensando tratar-se de uma desatenção dos deputados, Jaime Gama repetiu a pergunta: 'quem vota a favor?'.
E só à sua segunda observação Jaime Gama reparou na última fila da bancada do PS, onde estavam as duas deputadas proponentes dos projectos, Maria Rosário Carneiro e Teresa Venda, levantadas para votar a favor.
Perante os risos de deputados de diferentes bancadas, Jaime Gama justificou-se: 'não tinha levantado suficientemente o meu campo de visão'.
Este projecto para alteração das datas de comemoração dos feriados, que visava eliminar pontos e 'promover a competitividade', chegou a ter um princípio de consenso no início de Junho.
No entanto, na reunião da bancada do PS desta manha, vários deputados socialistas insurgiram-se contra o diploma e fizeram com que o Grupo Parlamentar adoptasse (por esmagadora maioria) uma posição contra esta resolução.

Sem comentários:

Dream On - “Um musical numa viagem ao Sonho” subiu ao palco no Casino Estoril

  O 10º aniversário, da Associação Palco da Tua Arte, foi assinalado com um espectáculo cujo o título foi Dream On – “Um musical...