terça-feira, julho 27, 2010

Calor provocou dilatação dos carris



Verão quente

O abatimento do piso na linha ferroviária junto ao Cacém provocou ontem, a meio da tarde, constrangimentos na ligação Lisboa-Sintra. As causas estiveram, segundo a Refer, na dilatação dos carris, consequência das altas temperaturas que se fizeram sentir.

O incidente aconteceu a cerca de cem metros da estação do Cacém e obrigou mesmo ao impedimento da circulação de comboios numa das vias, entre o Monte Abraão e o Cacém, no período entre as 16h30 e as 18h20. Este condicionamento afectou o regresso a casa de alguns milhares de utilizadores daquela via, o que, para a Refer, além de ser uma situação invulgar, gerou "atrasos significativos" nas composições.
Segundo o Correio da Manhã apurou, foi o maquinista de uma das composições quem alertou para a anomalia. O comboio passou no local e foi obrigado a parar de emergência, não se registando quaisquer feridos.

URGÊNCIAS SEM ALTERAÇÕES NO CENTRO E SUL


No Alentejo, onde alguns termómetros marcaram ontem temperaturas de 40 graus, foi registada uma maior afluência às Urgências dos hospitais de Beja, Portalegre e Évora. Os responsáveis clínicos garantem, no entanto, que nenhum dos casos foi derivado de golpes de calor. "Não deram entrada doentes vítimas de desidratação ou insolação", referiu ao CM David Prazeres, porta-voz do Hospital de Évora.
Na região Centro, o aumento da temperatura não provocou alterações no serviço de Urgências dos hospitais de Viseu e de Santarém. "Não houve aumento de afluência por causa da onda de calor", asseguraram os responsáveis.

SOBE CONSUMO DAS BEBIDAS


As duas maiores empresas produtores de cervejas e refrigerantes, a Unicer e a Central de Cervejas, contam com um aumento de vendas associado à onda de calor. Contactadas pelo CM, ambas disseram não ter ainda dados de encomendas dos clientes que precisam de repor os stocks. A Unicer e a Central de Cervejas registam cerca de 50 por cento da facturação anual durante os quatro meses de Verão. Este ano a venda de cervejas e refrigerantes promete aumentar.

ALCÁCER DO SAL FOI A LOCALIDADE MAIS QUENTE


O dia de ontem foi o mais quente do ano, com os termómetros a atingirem valores acima dos 40 graus centígrados.
De acordo com dados do Instituto de Meteorologia, a temperatura mais alta foi verificada na estação meteorológica localizada em Alcácer do Sal: 42,6 graus centígrados. Em Lisboa, os valores estiveram muito próximos da previsão de 40 graus, com a temperatura máxima na capital do País a fixar--se durante o dia de ontem nos 39,9. Para hoje, prevê-se a continuação de temperaturas altas.

DISCURSO DIRECTO


"PROBLEMAS DEVIDO AO AR CONDICIONADO", Ricardo Matos, Director de Serv. Urgências Hosp. S. José

Correio da Manhã – O calor causou maior afluência de doentes à Urgência?

Ricardo Matos – Tivemos mais pessoas a queixarem-se de problemas respiratórios irritativos devido à exposição das baixas temperaturas da climatização [ar condicionado] dos transportes públicos.

São casos graves ?

– Na maioria não, mas temos uma pessoa em observação, que merece mais cuidados clínicos.

Estes casos justificavam uma ida a uma Urgência hospitalar ou resolviam-se num centro de saúde?

– Na maioria dos casos resolviam-se nos centros de saúde, mas as pessoas continuam a procurar um hospital.

Tem profissionais suficientes na Urgência?

– Sim, estamos preparados, mesmo nesta altura.

Sem comentários:

Dream On - “Um musical numa viagem ao Sonho” subiu ao palco no Casino Estoril

  O 10º aniversário, da Associação Palco da Tua Arte, foi assinalado com um espectáculo cujo o título foi Dream On – “Um musical...