quinta-feira, julho 22, 2010

Investimento publicitário cresce 7,1% no primeiro semestre



Dados da Mediamonitor

Entre Janeiro e Junho deste ano o investimento publicitário em Portugal cresceu 7,1%, em comparação com os mesmos meses de 2009. De acordo com dados da Mediamonitor foram investidos, a preços de tabela, mais de 2,35 mil milhões de euros.


Segundo a MediaMonitor, o investimento em televisão cresceu 11,1% neste período, com os canais generalistas e temáticos a receberem 74,8% do total de euros gastos em publicidade. O destaque vai para a TVI, que recebeu, a preços de tabela, mais de 836 milhões de euros, 35,6% do total investido em Portugal em publicidade. Segue-se a SIC, com 21,2%, e a RTP, com 14,3%.
Já a imprensa, que representa 15,1% do total investido, recebeu menos 1% neste período. A cair esteve também a publicidade exterior, cujo investimento diminuiu 13,4%.
Em sentido contrário esteve a rádio, que entre Janeiro e Junho recebeu mais 2,8%. Ainda maior foi o crescimento do cinema, que recebeu mais 7,2%.
De referir, como o CM publicou a 2 de Maio, que aos preços de tabela (a que se referem estes dados) os meios de comunicação social aplicam descontos gigantes. No ano passado, a TVI, líder de audiências em Portugal, recebeu 135 milhões de euros em publicidade, apenas 7,8% do que deveria ter conseguido caso aplicasse os preços de tabela na integra. De acordo com números da Mediamonitor, nesse caso o encaixe teria sido superior a 1,7 mil milhões de euros.
Os descontos gigantes atingem também a RTP e a SIC. A estação pública, que conta com apenas seis minutos de publicidade por hora, metade dos privados, fez descontos na ordem dos 90,1%, tendo recebido um total de 48,6 milhões de euros, quando a preços de tabela deveria ter encaixado mais de 492 milhões. Já a SIC praticou uma média de descontos de 89,7%, tendo recebido 92,7 milhões, o que contrasta com os mais de 900 milhões de tabela.

Sem comentários:

Dream On - “Um musical numa viagem ao Sonho” subiu ao palco no Casino Estoril

  O 10º aniversário, da Associação Palco da Tua Arte, foi assinalado com um espectáculo cujo o título foi Dream On – “Um musical...