quinta-feira, outubro 21, 2010

Irmã de 'homem sem rosto' acusa Estado de mentir



Polémica

Edith Abreu diz que Serviço Nacional de Saúde não pagou deslocações, alojamento e acompanhamento como havia anunciado.

A irmã do "homem sem rosto" acusa o Serviço Nacional de Saúde (SNS) de ter mentido ao dizer que pagou todas as despesas da viagem aos Estados Unidos e que foi o Hospital Amadora-Sintra a reencaminhar o doente para o estrangeiro. José Mestre foi operado em Chicago e segundo Edith Abreu o apoio restringiu-se ao pagamento das cirurgias e estada do irmão, mas não incluiu deslocações e o acompanhamento, como o SNS havia afirmado.
José Mestre era conhecido como o "homem sem rosto" devido ao tumor de 40 centímetros e 5,5 quilos que tinha na cara (uma malformação congénita constituída por vasos sanguíneos anormais). Edith diz ter sido ela quem escolheu o médico e que foi este quem escolheu o hospital. "O José não foi operado em Portugal porque a equipa do Amadora-Sintra nunca respondeu aos e-mails enviados pelo Dr. McKinnon e a resposta que me deram foi que a Ordem dos Médicos não o permitia", pode ler-se num e-mail de Edith Abreu a que o DN teve acesso.
João Semedo, amigo de Edith, explicou ao DN que "a Ordem dos Médicos não autorizou que o médico viesse a Portugal operar, apesar de este o ter pedido". Acrescenta que nunca foi dada uma razão para a resposta negativa.
Cláudio Correia, responsável pela área de assistência médica no estrangeiro da Direcção-Geral da Saúde, afirmou terça-feira à Lusa que havia sido o SNS a pagar toda a despesa, que incluiu a intervenção cirúrgica (foram quatro), alojamento, viagens e acompanhamento. "Pagaram as despesas hospitalares, nada mais, e puxado a ferros", escreveu Edith num outro e-mail enviado a Cláudio Correia. O DN tentou contactar o responsável, sem sucesso, até ao fecho de edição.
O canal Discovery está novamente a acompanhar o caso de José Mestre, depois de em 2007 ter feito um documentário sobre o caso. Aliás, é este canal que tem apoiado a permanência de Edith Abreu em Chicago.
"Quando foram para Chicago em Julho, era suposto serem duas cirurgias. Ou seja, ficariam lá até final de Agosto", contou João Semedo. Edith é dona de um cabeleireiro, que entretanto fechou: "Durante Julho e Agosto amigos cabeleireiros mantiveram o estabelecimento aberto a tempo parcial, mas não deu para continuar."
Edith Abreu relembra ainda as muitas passagens pelos hospitais portugueses de José Mestre, agora com 54 anos, salientando a do Santa Maria: "(...) onde foi operado pela primeira vez pelo Dr. Baptista Fernandes e nem vou dizer o que este disse à frente dele..."

Sem comentários:

Dream On - “Um musical numa viagem ao Sonho” subiu ao palco no Casino Estoril

  O 10º aniversário, da Associação Palco da Tua Arte, foi assinalado com um espectáculo cujo o título foi Dream On – “Um musical...