sexta-feira, outubro 15, 2010

Banco central dos EUA pronto para voltar a comprar dívida pública



Bernanke fala em riscos de deflação

O presidente da Reserva Federal norte-americana (Fed), Ben Bernanke, disse hoje que o banco central americano tem de usar o seu poder para evitar que os Estados Unidos entrem em deflação e disse que para isso poderá comprar títulos de pública do país.

Este é a forma como o banco central dos EUA poderá reagir com medidas para ajudar à recuperação da economia. “A Fed está pronta a apoiar, se necessário, a recuperação económica”, disse o presidente da instituição hoje, em Boston.
Bernake disse ainda que a Fed tem de usar o seu poder para evitar que os Estados Unidos entrem numa espiral deflacionaria, uma vez que o “risco de deflação é maior do que o que é desejável”, e mostrou-se também preocupado com os níveis de desemprego.
Ainda sobre o provável estímulo à economia, o presidente da Fed afirmou que a instituição tem de agir com prudência caso opte por um programa de compra de títulos de dívida, e que é um desafio para os responsáveis do banco central decidir a dimensão da compra de dívida a fazer.
Os economistas estão a prever que a Fed anuncie o novo programa na reunião de 2 e 3 de Novembro.

Sem comentários:

Dream On - “Um musical numa viagem ao Sonho” subiu ao palco no Casino Estoril

  O 10º aniversário, da Associação Palco da Tua Arte, foi assinalado com um espectáculo cujo o título foi Dream On – “Um musical...