sexta-feira, outubro 29, 2010

Lisboa: Mau tempo provoca inundações na Baixa



Primeiro piso do Teatro D. Maria II atingido pela água

O mau tempo que esta sexta-feira assolou a Baixa lisboeta provocou o caos no trânsito e obrigou a trabalhos redobrados dos funcionários de limpeza de algumas instituições atingidas duramente pelo temporal.

Exemplo disso é o Teatro Dona Maria II, cujo primeiro piso ficou inundado. Três empregados tentam limpar as instalações, um trabalho que pode demorar todo o dia.
Quando a chuva acalmou, os funcionários das várias lojas e restaurantes do Rossio e área circundante aproveitaram para limpar o muito lixo que se acumulou na calçada e para recolher as mesas e cadeiras das esplanadas.
Marília, empregada de uma loja de artesanato no Palácio da Independência, recorda que a água chegou a ultrapassar o nível da cintura. Enquanto varria, a funcionária olhava em volta para contabilizar os estragos: "São muitos. Ficou tudo a boiar".
Contactado por telefone, o vice-presidente da Confederação de Comércio e Serviços de Portugal, Vasco Mello, afirmou ter registado inundações por toda a Baixa, inclusive na cave da sua própria loja, na Rua do Amparo, e em estabelecimentos das ruas Augusta e da Prata, onde estas situações já não aconteciam desde há dois anos.
Na Rua da Prata chegaram mesmo a fazer transbordar dois colectores de águas pluviais.
"Ainda bem que foi de manhã. Se fosse de noite seria uma desgraça", afirmou o responsável, explicando que a situação tinha melhorado com uma intervenção no parque de estacionamento da Praça da Figueira que abrangeu também a Rua da Palma. Por isso, disse não entender como estas inundações se podem repetir, depois de várias intervenções, inclusive com colectores.
Já em Chelas, os maiores transtornos no trânsito foram provocados pela deslocação de tampas de esgotos.
Um carro reboque que tentava passar entre o trânsito ficou preso e teve de ser ajudado por outro veículo idêntico.
Entre Chelas à Baixa, são notórios vários lençóis de água na estrada, caixotes de lixo no chão e lixo.
Segundo dados do Instituto de Meteorologia, recolhidos na estação Gago Coutinho, junto ao aeroporto, entre as 09h00 e as 10h00, a precipitação foi de 17,5 litros por metro quadrado. Já na Estação Meteorológica do Instituto Geofísico de Lisboa, no Jardim Botânico da Universidade de Lisboa, registou-se uma precipitação de 32,2 litros por metro quadrado.

Sem comentários:

Dream On - “Um musical numa viagem ao Sonho” subiu ao palco no Casino Estoril

  O 10º aniversário, da Associação Palco da Tua Arte, foi assinalado com um espectáculo cujo o título foi Dream On – “Um musical...