quinta-feira, outubro 21, 2010

Cavaco fala ao País no dia e hora anunciados por Marcelo



Presidenciais

Presidente confirmou data, hora e local avançados pelo "analista" político. Só não disse se se recandidata a Belém.

"E salta Cavaco, e salta Cavaco, olé." Respondendo aos apelos dos estudantes da Covilhã, o Presidente da República saltou mesmo e aproveitou ontem para confirmar que vai falar no dia, hora e local já anunciados por Marcelo Rebelo de Sousa. As declarações do "analista" - como lhe chamou ontem Cavaco Silva - estavam afinal correctas, faltando confirmar se o actual Presidente vai ou não anunciar que entra na corrida a Belém.
Apesar do tabu, em matéria de recandidaturas não costuma ser preciso que Cristo desça à Terra para que Cavaco Silva avance e já são poucos os que acreditam que não concorrerá a um segundo mandato. O próprio ex-presidente do PSD Rui Machete dizia ontem ao DN que Cavaco Silva já deveria estar a enviar convites aos seus apoiantes mais próximos.
As iniciativas "festivas" de Cavaco - como foi exemplo o "salto" na Covilhã - levam a candidatura de Manuel Alegre (candidato apoiado pelo PS e Bloco de Esquerda) a acusar o Presidente da República de "já estar em campanha, nas várias iniciativas em que tem participado".
Quanto à hipótese de Cavaco Silva vir a anunciar, na terça-feira, às 20.00, no Centro Cultural de Belém, que se recandidatará, o director de campanha classifica-a como "uma não notícia". Duarte Cordeiro acrescenta ainda que a "candidatura já vem tarde".
Sobre aquele que já é um caso de campanha - o anúncio de Marcelo -, Duarte Cordeiro considerou "abusivo que um espaço de comentário político seja utilizado para anunciar uma recandidatura presidencial. Isso, sim, é surpreendente e insólito".
O anúncio em primeira mão de Marcelo Rebelo de Sousa na TVI foi criticado por várias personalidades do PSD. Ontem, o PR tentou, no entanto, distanciar-se da situação. "Nunca fiz comentários sobre o que dizem ou não os analistas e também não o vou fazer agora", disse o Presidente quando questionado pelos jornalistas sobre a veracidade das declarações de Marcelo Rebelo de Sousa, que, por sinal, é conselheiro de Estado.
A confirmar-se que se trata de um anúncio de recandidatura, Cavaco vai acabar por fazê-lo antes da votação do Orçamento do Estado. Duarte Cordeiro considera este um "contra- -senso relativamente às palavras do Presidente" - se se afirmou como o "último reduto, não faz sentido que se apresente só agora. E prova que já o deveria ter feito".

Sem comentários:

Dream On - “Um musical numa viagem ao Sonho” subiu ao palco no Casino Estoril

  O 10º aniversário, da Associação Palco da Tua Arte, foi assinalado com um espectáculo cujo o título foi Dream On – “Um musical...